Nesta sexta-feira (13), a Igreja celebrou o dia de Santa Luzia, protetora dos olhos. Em Manaus, a Paróquia Santa Luzia da Matinha, localizada no bairro Presidente Vargas, realizou uma programação especial.
Com o tema “Jubileu dos 80 anos de Santa Luzia da Matinha”, a paróquia localizada na zona sul de Manaus, reuniu devotos nessa sexta-feira, dia 13 de dezembro, para celebrar o dia da padroeira e o seu jubileu de 80 anos. O Pe. Humberto Vasconcelos, pároco da Igreja de Santa Luzia da Matinha, destaca o trabalho de evangelização desenvolvido pela paróquia na comunidade.
A preparação para este dia contou com o trezenário realizado de 30 de novembro a 12 de dezembro. A aposentada Sônia Bentes de 71 anos participou dos festejos de Santa Luzia, conhecida como ‘Padroeira dos Olhos’, para agradecer pelas benções alcançadas.
Centenas de pessoas participaram da celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, seguido da procissão luminosa, que percorreu as principais ruas do bairro. Durante a missa, o Cardeal Leonardo Steiner, relembrou a história da mártir da igreja católica, seu exemplo de amor e fidelidade a Jesus.
O festejo se encerrou com um arraial na quadra da igreja, com pescaria, venda de comidas, guloseimas e shows ao vivo. Neste sábado a programação continua com uma noite de louvor e encenação sobre a vida e Martírio de Santa Luzia, a partir das 19h e neste domingo (15), será realizado um bingão, após a missa das 18h. A Paróquia Santa Luzia da Matinha fica localizada na Rua Legião, no bairro Presidente Vargas, zona Sul de Manaus.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar