Construção de pacto interfederativo de saúde deve beneficiar pacientes do AM e RO

A iniciativa deverá beneficiar pacientes dos dois estados vizinhos, nos atendimentos de média e alta complexidades. O principal objetivo da proposta é encurtar distâncias e facilitar o acesso dos pacientes aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse caso, a população que vive na região sul, fronteira entre Amazonas e Rondônia.

Nesta semana ocorreu um encontro entre representantes das secretarias de saúde de ambos os estados.

De acordo com a secretária Executiva Adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, a partir dessa reunião será constituído um grupo de trabalho que vai fazer o levantamento de toda capacidade instalada no Amazonas e em Rondônia, além de questões como financiamento e regulação dos serviços. Ao final do estudo, a pactuação interfederativa entre os dois estados deverá ser efetivada.

O município de Humaitá, a 590 quilômetros de Manaus, é um dos municípios do sul do Amazonas que faz fronteira com Rondônia, que envia e também recebe pacientes daquele estado.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação SES/AM

  • Sakuratoto