Nessa terça-feira, 26 de novembro, durante coletiva de imprensa na Cúria Metropolitana de Manaus, foi apresentada a campanha humanitária “Água é Vida, Doe Vida”. Organizada por diversas entidades.
A iniciativa busca enfrentar a grave crise provocada pela pior seca da história na Amazônia, que tem impactado comunidades ribeirinhas, indígenas e a população periférica de Manaus.
Segundo o vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Padre Alcimar Araújo, a campanha tem ajudado as famílias, no entanto os recursos não tem sido suficientes para atender a demanda, por isso a rede da campanha reforça o pedido para população continuar com as doações.
A campanha foi criada por meio da união do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, somando esforços de várias instituições. A principal meta é arrecadar água potável, alimentos não perecíveis e doações financeiras, além de promover ações educativas sobre as mudanças climáticas.
As mudanças climáticas intensificaram a vulnerabilidade de milhares de famílias na Amazônia, agravando a escassez de recursos essenciais.
Instituições organizadoras da Campanha:
- MAB
- CÁRITAS
- ARQUIDIOCESE DE MANAUS
- LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE
- SINDICATO DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA DO TRABALHO 11° REGIÃO E JF DO AMAZONAS-SITRAAM
- OBSERVATÓRIO SOCIOAMBIENTAL ENCONTRO DAS ÁGUAS-OSEAS
- COLETIVO DE MULHERES DA EDUCAÇÃO
- ALTERNATIVO DE PETRÓPOLIS
- FAVELAFRO
- CRIA VISU
- FÓRUM DAS ÁGUAS
- JESUÍTAS BRASIL
Para doar, entre em contato com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus ou entregue as doações no ponto de coleta mais próximo de você.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar