De acordo com dados do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira é feminina, com 104.548.325 mulheres. E este público não é só destaque no âmbito populacional, segundo relatório técnico do Sebrae sobre Empreendedorismo Feminino, divulgado no primeiro semestre de 2024, do total de cerca de 30 milhões de empreendedores, 10 milhões são mulheres, donas do seu próprio negócio.
Uma dessas empreendedoras é a amazonense, Imaculada Conceição, de 48, que possui um restaurante de comida paraense com o tacacá como carro chefe. Ela ressalta que o dom da cozinha é herança de família e, há cinco anos, começou com uma banquinha em frente de casa.
Para ampliar o negócio, ela precisou buscar aporte financeiro junto ao Crédito Solidário, programa de financiamento desburocratizado com cunho social do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) do Amazonas.
As mulheres representam 74% do total de beneficiários da iniciativa, somando 369 empreendedoras em todo o Amazonas neste ano. A Jamiles Caroline é uma delas, trabalha no ramo da beleza e possui um estúdio e esmalteria. Há mais de 10 anos na área, a esteticista fidelizou clientes e buscou investimentos para a melhoria do seu espaço.
Segundo, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), já foram liberados mais de R$ 1,1 milhão para mulheres empreendedoras.
Rádio Rio Mar
Foto: Mauro Neto / Secom