No dia em que foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Frei Samuel Ferreira de Lima, escreveu uma mensagem direcionada a todos de nossa arquidiocese. Confira na íntegra.
Mensagem ao Povo de Deus da Arquidiocese de Manaus
“Cumprir com toda a alma a Vontade de Deus” (Ef 6,6)É com esse espírito que acolho hoje a nova missão que sua Santidade o Papa Francisco, me designou, ao me nomear bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus – AM.
Saúdo Sua Eminência, o Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, os bispos auxiliares Dom Zenildo Lima da Silva e Dom Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, os bispos do Regional Norte I da CNBB, os presbíteros, diáconos, ministros extraordinários, as religiosas e religiosos, todas as lideranças e o Santo Povo de Deus.
Como frade menor, não é uma missão por mim desejada, mas como São Francisco de Assis, que amava servir a Igreja e se colocar nas mãos do Sucessor de Pedro, abandono-me aos desígnios de Deus, mesmo diante de minhas limitações e fragilidades, sei que serei apenas um instrumento, por isso devo confiar e me deixar conduzir pelo Espírito Santo. Somos peregrinos e viandantes: temos a itinerância como ideal de vida.
Humanamente falando, não é nada fácil assumir tão grande e desafiadora missão diante da grandeza e importância da Igreja Particular da Arquidiocese de Manaus, mas a nossa vida é viver sem nada de próprio, estar livre para servir onde e quando somos chamados.
O desafio apresenta-se grande em seu apelo de exigência e responsabilidade que, por vezes, nos faz perder o sono devido ao “temor e tremor” que toma conta de nós, mas a nossa confiança deve estar no Senhor que tudo faz e conduz, levando-me a acreditar que tudo tem um sentido, uma razão de ser. Com efeito, sempre sonhei em ser um dia missionário na Amazônia quando terminasse minha missão na formação. Acolho essa nova missão imbuído do espírito de graça e louvor que nos levará a celebrar, em 2025, os 350 anos da fundação da Província da Imaculada Conceição do Brasil, a que pertenço; os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas; os 10 anos da Encíclica Laudato Sí; e o Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco.
Todos esses eventos são um sinal que me mostra um mesmo sentido: outrora, no início de meu ministério presbiteral, fui enviado para a Missão em Angola, agora da mesma forma, me sinto enviado como frade menor a assumir o Ministério Episcopal, para caminhar com o Povo de Deus e a Igreja da Arquidiocese de Manaus, que tem como Padroeira a Imaculada Conceição. Na fé que nos ilumina, leio com grande significado este movimento singular: deixar a Província da Imaculada para me inserir na Arquidiocese que vive sob o patrocínio da Imaculada. São sinais da graça de Deus em minha vida e da proteção da Virgem Mãe de Deus na missão que me está sendo confiada. Sei que os desafios são muitos, mas a esperança de caminharmos juntos como irmãos e irmãs que vibram e desejam seguir os passos do Cristo pobre e crucificado, me enche de alegria e confiança! Sonhando e lutando por novos céus e nova terra, testemunhemos em tudo a graça do Amor de Deus por nós e entre todos nós!
Quero partilhar a minha vida e vocação com muita alegria e devoção a essa porção do Povo de Deus que está na Amazônia: estes novos irmãos e irmãs que o Senhor me dá, colocando-me no aprendizado desta nova realidade e missão. Não será logo de imediato, pois estou como mestre de noviços e tenho que acompanhar até concluir o processo de caminhada dos sete noviços atuais que estão no noviciado, e terminam esta etapa no dia 15 de janeiro de 2025. Mas já está acertada a data da minha ordenação episcopal que será em Rodeio, SC, em nossa Paróquia, no dia 1 de fevereiro de 2025, pelas mãos de Sua Eminência, o Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, OFM – Arcebispo da Arquidiocese de Manaus, e dos bispos co-ordenantes: Dom Luís Flávio Cappio, OFM – Bispo emérito da Diocese de Barra, BA, e Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM – Bispo da Diocese de Roraima, RR. Sei que geograficamente é distante, mas é aqui que estou, há um bom tempo, exercendo meu ministério e missão, partilhando minha vida com o Povo de Deus desta localidade. Mas quem quiser e puder vir será imensamente Bem-Vindo, para juntos celebrarmos esse momento de encontro e ação de graças – Eucaristia -, com muitos frades, Bispos e o Povo de Deus. De qualquer modo, conto, desde já, com vossas orações e intercessão para que, toda a celebração seja a manifestação da graça do Senhor em nossa Comunidade de fé.
Tenho imensa gratidão de agora assumir esta nova missão, meu coração se enche de alegria e entusiasmo, espero ansioso o mês de fevereiro para poder viver esta experiência de vida e fé com todos vocês. Já levo comigo cada um de vocês, em particular em minhas orações, pois de agora em diante farão parte da minha vida. Por enquanto, ainda temos dois meses de espera, mas já os tenho unidos a mim na oração e no coração. A todos vocês, meus irmãos e irmãs “Muito Obrigado!”. Conto com as orações de vocês e rogo a Deus a Bênção em abundância sobre cada um que faz parte dessa Arquidiocese!
Com estima e profunda comunhão fraterna,
Rodeio, 25 de novembro de 2024.
Frei Samuel Ferreira de Lima, OFM.