Na manhã desta quinta-feira, 21 de novembro, a Diocese de Borba, em parceria com as prefeituras de Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba e Novo Aripuanã, se reuniu na sede da Fazenda da Esperança Masculina Dom Gino, localizada na Rodovia BR 174, KM 15, Ramal Cláudio Mesquita, para discutir a implantação de um novo polo da Fazenda da Esperança Masculina no município de Autazes.
A reunião, que durou cerca de duas horas, teve como objetivo o planejamento e a viabilidade da construção dessa nova unidade, que visa oferecer suporte e acolhimento para homens em processo de reabilitação. A visita técnica às dependências da Fazenda, como as casas e a igreja, permitiu uma análise mais detalhada das estruturas já existentes e das necessidades para a expansão da Fazenda para Autazes.
Segundo o bispo da Diocese de Borba, Dom Zenildo Pereira, a proposta foi aceita durante assembleia e o sonho é atender irmãos em situação de vulnerabilidade dos quatro municípios que abrangem a territorialidade e a missão da Diocese.
Para o prefeito de Autazes, Thomé Neto, a união da Igreja e o Poder Público, beneficiará a região.
A Fazenda da Esperança desempenha um trabalho relevante na recuperação de pessoas em situação de dependência química e social. No Amazonas existem 14 polos. Atualmente, 50% dos recursos vêm do poder público, enquanto os outros 50% são oriundos de benfeitores, campanhas e doações da comunidade, como explica o Coordenador da Região Norte, Padre Vinícius Gouvêa.
A Fazenda da Esperança se destaca como um modelo de recuperação e reintegração social, proporcionando aos internos uma nova oportunidade de recomeçar, com dignidade e esperança.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar