Madalena Cardoso vai expor seus trabalhos na Expoartesanías 2024, que será realizada em Bogotá, na Colômbia.
Madalena Cardoso, da etnia Tuyuka, e outros dois indígenas amazonenses vão participar da Expoartesanías 2024, que será realizada de 4 a 17 de dezembro, em Bogotá, na Colômbia. A feira tem o objetivo de divulgar o artesanato latino-americano e conta com representantes de culturas e tradições de diferentes países.
A artesã nasceu em São Gabriel da Cachoeira, município com a maior concentração de diferentes etnias indígenas do Brasil. A indígena cresceu às margens do rio Tiquié, na Vila Fátima, e aprendeu com a mãe, da etnia Dessana, a confeccionar os primeiros artesanatos indígenas, aos 11 anos. Hoje, ela destaca a importância de preservar as culturas tradicionais e de transmiti-las às próximas gerações.
- Pesquisadora indígena da UFAM recebe prêmio nacional de valorização dos saberes ancestrais
- Projeto de meditação e inteligência emocional em escolas municipais se torna lei, em Manaus
Em 2000, Madalena se mudou para Manaus em busca de oportunidades, trabalhou com serviços domésticos e seis ano depois voltou a confeccionar artesanatos indígenas, após conhecer a Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro. Ela vai representar a entidade em um espaço voltado para produção de artesanato feitos por mulheres. A artesã trabalha com bolsas, vasos e outros objetos decorativos por encomenda.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar