A ação conjunta foi deflagrada com o apoio da Companhia de Operações Especiais – COE, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas – FICCO/AM e da Polícia Federal.
A operação ocorreu entre a última quinta e sexta-feira 14 e 15/11 no rio Solimões, na altura do município de Coari, no interior do Amazonas. Durante a ação, foram apreendidas 1,7 tonelada de cocaína e, aproximadamente, 300 kg de maconha, tipo skunk, além de duas metralhadoras AK47, 4 fuzis, 21 carregadores, 1.781 munições e uma lancha semi blindada.
O subcomandante da Polícia Militar do Amazonas – PMAM, coronel Thiago Balbi, explica que as ações policiais estão mais complexas devido à organização dos grupos criminosos.
O delegado da Polícia Federal, Sávio Pinzon, fala da importância da parceria entre as Forças de Segurança para o monitoramento de uma região que é utilizada como rota do tráfico de drogas internacional.
- Polícia Militar orienta como evitar roubos durante movimentação do comércio para compras de Natal
- Operação Hagnos: CIF realiza ações de combate ao trabalho infantil em semáforos de Manaus
O subcomandante do Comando de Policiamento Especializado – CPE, tenente-coronel Perter Santos, explica que houve confronto entre os policiais militares e os criminosos.
As drogas, armas e o restante do material apreendido foram apresentados em uma delegacia. As investigações continuam para identificar e prender integrantes do grupo criminoso.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar