O diálogo com os indígenas ocorreu durante o I Seminário de Turismo Sustentável da cidade.
O potencial turístico na região do Vale do Javari foi colocado em pauta, pela primeira vez, durante o I Seminário de Turismo Sustentável de Atalaia do Norte. O evento ocorreu na semana passada, pelo Programa Cidade Empreendedora do Sebrae em parceria com Secretaria Municipal de Turismo de Atalaia do Norte. O encontro contou com palestras da coordenação da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari – Univaja e de representantes da Universidade Federal do Amazonas – Ufam.
- Fundo das Nações Unidas para a Infância concede selo para 28 municípios do Amazonas
- IACAS promove capacitação para agentes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, em Coari
Jaime Souza, secretário de turismo do município, explica que o ponto principal das discussões, foi sobre o turismo sustentável, com foco na exploração de suas potencialidades.
Atalaia do Norte possui 15.314 habitantes, de acordo com o Censo 2022. O município abriga a segunda maior reserva indígena do Brasil, com 8.542 indígenas pertencentes a etnias como Matis, Kanamaris e Marubos. Além disso, a região abriga grande parte da Terra Indígena “Vale do Javari”, a maior reserva de indígenas isolados do mundo.
O Secretário de Governo do município de Atalaia do Norte, Rubeney Alves, explica que, nesse primeiro momento, foi estabelecido um diálogo com as comunidades indígenas e com a população, para se decidir quais são as atividades turísticas viáveis e sustentáveis para a região.
O Mapa do Turismo Brasileiro mostra que Atalaia do Norte está entre os principais polos turísticos do Amazonas. O município também possui um calendário de eventos que celebra a cultura local, como o Festejo de São Sebastião, o Aniversário do Município, a Comemoração do Dia dos Povos Indígenas, o Festival de Pesca Manejada e a Feira do Pirarucu, além da gastronomia que incorpora frutas e peixes de água doce.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar