Fundo das Nações Unidas para a Infância concede selo para 28 municípios do Amazonas

Fundo das Nações Unidas para a Infância concede selo para 28 municípios do Amazonas

Vinte e oito municípios do Amazonas conquistaram o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na edição 2021-2024, reconhecidos pelos avanços nas políticas públicas para crianças e adolescentes, com foco em saúde, educação e proteção social. Ao todo, 55 municípios participaram da avaliação.

Entre os indicadores que melhoraram no Amazonas estão a cobertura vacinal, que cresceu 8,8% nos 28 municípios certificados, e a redução do abandono escolar, que caiu 39,3%, superando a média nacional, como explica o Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Câmpelo.

A certificação envolveu ações coordenadas por diversas secretarias estaduais, além de parcerias com organizações como a Visão Mundial. As cidades certificadas trabalharam para melhorar a educação, garantir saúde e proteção social, com foco em populações vulneráveis, como as de comunidades tradicionais, e também na prevenção de violências.

A cerimônia de premiação ocorrerá em 5 de dezembro, em Manaus, e contará com a presença de representantes dos municípios participantes. Os municípios que não atingiram as metas poderão se inscrever novamente para a próxima edição do Selo Unicef.

Os municípios que receberão a certificação são: Alvarães, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar