Vacinação contra a gripe é prorrogada até 2025, no Amazonas

O público-alvo da campanha de vacinação inclui crianças (6 meses a menores de 5 anos), trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico superior, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores portuários, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas, pessoas com deficiência permanente, com doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais.

Atualmente, o Amazonas apresenta cobertura vacinal de 32,49%. A meta preconizada é de 90%. Por este motivo a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) foi prorrogada até 31 de janeiro de 2025.

A gerente de imunização da FVS-RCP, Ângela Desirée, relata que a prorrogação do período de vacinação é uma oportunidade para todos os integrantes do grupo prioritário, de se imunizarem.

O início do período sazonal de vírus respiratórios está previsto para iniciar nos últimos meses do ano.

A gripe é uma infecção do sistema respiratório, provocada pelo vírus influenza que pode causar piora de doenças crônicas e respiratórias e complicações, como pneumonia, predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares e mulheres grávidas. Foram aplicadas 458.490 doses no Amazonas até 26 de outubro.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação