A aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 acontece neste domingo, 3, em todos os estados, mais o Distrito Federal, em 1.753 municípios. De acordo com o Inep, quase 100 mil estudantes participam do certame no Amazonas.
Nos dois dias de provas, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h. A programação do exame segue o horário oficial de Brasília. Assim como em edições passadas, o Enem é aplicado em quatro fusos horários distintos. No distrito de Fernando de Noronha (PE), que está uma hora à frente do fuso de Brasília, os portões abrem às 13h e fecham às 14h do horário local.
No Amazonas (com exceção de 13 municípios: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga), além dos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a abertura dos portões acontece às 11h e o fechamento às 12h, no horário local.
Já no Acre, os portões foram abertos às 10h e fechados às 11h, também pelo horário local.
O segundo dia de provas ocorrerá no dia 10 de novembro. O caderno de provas é composto por 90 questões objetivas de ciências da natureza (química, física e biologia), além de matemática, a serem respondidas em cinco horas.
De acordo com o Inep, a divulgação do gabarito ocorrerá em 20 de novembro. E a divulgação do resultado final será conhecida em 13 de janeiro de 2024.
Conteúdo das provas
Neste primeiro dia de exame, os estudantes terão que responder 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação. O tema da redação do Enem 2024 é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
No próximo domingo, 11, segundo e último dia de Enem, a prova terá 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Com informções da Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto – Agência Brasil