O Rio Negro desceu mais quatro centímetros nas últimas 24 horas e atingiu a marca de 12.25 metros, segundo a medição realizada na manhã dessa terça-feira (29), do Porto de Manaus.
Este é o quinto dia consecutivo de descida das águas. Recentemente, o nível do rio havia subido quase 40 centímetros e a vazante parecia ter chegado ao fim. Segundo a Pesquisadora do Serviço Geológico Brasileiro – SGB, Jussara Cury, os demais rios da bacia do Amazonas também apresentam essas oscilações.
“O Rio Solimões, Amazonas, o Rio Madeira. Todos eles voltaram a subir, e depois apresentaram um descida. A região está passando por uma fase de estabilidade da vazante para iniciar um novo ciclo hidrológico, que seria com o retorno do período chuvoso. Porém, as precipitações não se consolidaram de forma a se estabelecer na bacia como o período chuvoso. Temos chuvas na região de cabeceira e também na região central da bacia, só que elas ainda não são suficientes para vencer o processo da vazante,” comentou.
Leia também: MPAM instaura inquérito civil para investigar processo seletivo em Parintins
Rio Negro volta a descer e atinge cota de 12, 25 metros. Foto: Reprodução.Especialistas continuam acompanhando de perto a situação, mas acreditam que a cheia só comece realmente a partir da segunda semana de novembro, quando as chuvas costumam ser frequentes no Amazonas.
“Essa fase agora é uma fase de estabilidade, tem pouca chuva prevista para bacia. Então, temos a anomalias positivas só na semana seguinte, ou seja, na segunda semana de novembro que temos chuva prevista para bacia de forma mais regular e consistente, tanto na região de cabeceira, quanto nessa região central,” disse.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar