A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com fezes e secreções. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dores no corpo, vômitos, diarreia e, em casos graves, paralisias musculares, principalmente, nos membros inferiores.
Não há cura para a poliomielite, tornando a vacinação a única forma eficaz de prevenção. De acordo com Ângela Desirée, gerente de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, no Estado a cobertura vacinal contra a poliomielite já alcançou 94,07% neste ano.
- TCE-AM investiga supostas irregularidades em transição da gestão no município de Beruri
- Cardeal Leonardo Steiner e Pe. Adelson Santos entregam imagem de N.Sª da Amazônia ao Papa
Em 2022, o estado alcançou 82,52%, e em 2023, 89,47% da cobertura vacinal contra a poliomielite. O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar