Entre 1º e 22 de outubro, mais de 1,4 mil denúncias de possíveis crimes eleitorais em Manaus chegaram ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e 30% delas são sobre notícias falsas.
Conforme o ‘Mural Eletrônico’, 434 denúncias têm como causa a possível utilização de notícias falsas em favor ou prejuízo de candidatos de Manaus. Esse volume representa uma média de 20 denúncias por dia apenas com esse tema. O ‘Mural’ é o meio oficial de publicação das matérias eleitorais do TRE-AM.
De acordo com a consultora legislativa da Câmara dos Deputados e jornalista, Elizabeth Veloso, as notícias falsas são as principais inimigas da democracia e dos processos eleitorais no Brasil.
“Nunca se mente tanto quanto antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada, já dizia Otto Von Bismarck. Claro que não é bem assim, mas é só para dar uma noção do impacto desse debate. As eleições dizem respeito não só a quem está concorrendo no pleito, mas a todos nós, brasileiros. Eu diria hoje, talvez, que o grande inimigo dos processos eleitorais não são mais aquela boca de urna ou você vender o voto por uma dentadura, essas coisas do passado. O desafio agora é isso sim, é fake news. Contudo, fake news não é só informação errada. É uma tentativa de mentir, de enganar, de limitar o debate, de envenenar o outro lado. Ou seja, fake news é sim uma arma maliciosa e até mesmo capciosa, muitas vezes. Pior que isso, essa falta de regulamentação”, disse a consultora legislativa da Câmara dos Deputados e jornalista, Elizabeth Veloso.
O ‘Mural Eletrônico’ do TRE-AM informa que houve 1.462 decisões entre 1º de outubro e 22 de outubro referentes a Manaus. Desse total, 132 se originaram de denúncias através do Aplicativo Pardal. Outras 634 envolvem o candidato a prefeito de Manaus Alberto Neto (PL), das quais ele é autor de 374 e denunciado em outras 244.
Por outro lado, o atual prefeito e candidato à reeleição David Almeida (Avante) está envolvido em 471 processos, dos quais é autor de 92 e denunciado em outros 360.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Abraji