Desde o começo de setembro, o IBAMA, em parceria com a Polícia Ambiental do Amazonas, está realizando a Operação Ibirá, com o objetivo de coibir o desmatamento ilegal na região.
As ações estão concentradas em diversos municípios do Amazonas, incluindo Careiro da Várzea, Autazes, Manaquiri, Careiro Castanho, Beruri, Borba, Manicoré, Tapauá, Canutama, Humaitá e Lábrea.
Até o momento, a operação já visitou mais de 70 locais suspeitos de atividade ilegal, resultando em 37 autos de infração e a imposição de mais de R$ 6,8 milhões em multas. Dentre essas infrações, 26 foram relacionadas ao desmatamento ilegal, com quase 2000 hectares embargados.
Além da fiscalização, a operação também realiza atividades educativas, orientando os moradores das áreas próximas sobre práticas agrícolas sustentáveis, evitando o uso do fogo e incentivando a denúncia de irregularidades, como explica o superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.
A Operação Ibirá continuará nas próximas semanas, com mais ações de fiscalização, aplicação de sanções e intensificação das orientações às comunidades locais.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima através dos canais oficiais de atendimento do IBAMA.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar