No próximo final de semana, entre os dias 19 e 20 de outubro, a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões, uma data especial dedicada à oração e à arrecadação de recursos para apoiar a missão da Igreja em regiões carentes.
A coleta será realizada durante as celebrações de sábado e domingo e são direcionadas a projetos missionários que atendem às necessidades de populações em áreas vulneráveis, especialmente em países de difícil acesso.
Os recursos serão destinados ao Fundo Mundial de Solidariedade, colaborando com o Papa em iniciativas que promovem educação, saúde e desenvolvimento social, além de reforçar a presença da Igreja em locais onde a fé católica enfrenta desafios, destaca a coordenadora de Pastoral Arquidiocesana, Rosana Marchetti.
O objetivo é fomentar a evangelização, a animação e a cooperação missionária. Dos valores arrecadados, 80% são destinados a 1.150 dioceses em “territórios de missão” na África, Ásia, Oceania e América Latina, enquanto os 20% restantes são aplicados em ações missionárias no Brasil.
Em 2023, a contribuição da Igreja no Brasil para o Fundo Mundial de Solidariedade foi de R$ 10.968.656,39.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar