Amazonas tem recorde de apreensão de drogas neste ano, o maior volume desde 2015

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mostram que o Amazonas registrou, durante os primeiros meses deste ano, o maior recorde de apreensão de drogas desde 2015. Os números correspondem a 31.587 toneladas. Esse quantitativo representa o dobro da quantidade de entorpecentes apreendidos entre os estados da região Norte e mais que a soma total dos nove estados da região Nordeste juntos.

Os dados correspondem aos números já consolidados entre os meses de janeiro a agosto. A esse montante serão somadas às mais de 5.787 toneladas apreendidas ao longo do mês de setembro. Esse quantitativo se somados as demais 31.587 toneladas retiradas de circulação durante o primeiro quadrimestre, o Amazonas chega a 37.374 toneladas somente em 2024.

Apreensões recordes

O Amazonas lidera o ranking de apreensões de entorpecente na região Norte, onde as mais de 31 toneladas apreendidas durante o primeiro quadrimestre, representa 67% de toda a droga apreendida na região.

As apreensões registradas no Amazonas, também, são maiores em relação à somatória das apreensões registradas entre os nove estados da região Nordeste, que entre janeiro e agosto apreenderam 26.934 toneladas de drogas.

Maior apreensão de Cocaína

Em agosto deste ano, o Amazonas, a partir de uma operação conjunta entre as policiais Civil e Militar registrou a maior apreensão de cocaína e pasta-base de cocaína da história do estado, o que causou danos superiores a R$ 210 milhões ao narcotráfico.

Conforme dados da PC-AM, este ano, somente por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), já apreendeu mais de 10 toneladas de drogas, e somando operações realizadas com outras forças policiais, esse quantitativo sobe para mais de 13 toneladas e meia de entorpecentes apreendidos. Os números representam o dobro do que foi apreendido pelo Departamento em 2023.

Fonte: SSP-AM

Fotos: Divulgação