“Mãe, ensina-nos a ser fraternos”
Neste domingo, 13 de outubro, acontece em Manaus o Círio de Nazaré. A festividade atrai milhares de devotos, entre eles os paraenses que atualmente residem no Amazonas. Este ano, a festa comemora a sua 110° edição.
O Círio de Nazaré tem suas raízes em Belém do Pará, onde a festa é celebrada desde o século XVIII. Em Manaus, a tradição começou a ganhar força na década de 1980 e, desde então, se consolidou como um dos eventos religiosos mais importantes da região.
A festa não é apenas uma celebração religiosa, mas também uma oportunidade para reforçar laços comunitários e culturais, destaca o coordenador do Círio, Adelson Dantas.
Neste ano a programação conta com alguns diferenciais, como a imagem de Nazaré esculpida em madeira, guarda jovem, além do manto e coroas novas para a Padroeira da Amazônia.
A procissão sairá do Santuário Nossa Senhora de Fátima após a celebração das 06h30 e segue o seguinte trajeto: Avenida Tarumã, Avenida Duque de Caxias, Viaduto José Cláudio de Souza, Avenida Jornalista Umberto Calderaro, Rua Natal, Avenida Mário Ypiranga até a Praça de Nazaré.
A missa campal será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Hudson Ribeiro na Praça de Nazaré.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar