O mês de outubro para a Igreja Católica no Brasil é marcado pela festa em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. As comemorações reúnem milhares de devotos em celebrações religiosas, procissões e eventos comunitários.
Em Manaus a festa tem como tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”. A inspiração indicada pelo Papa Francisco, está em comunhão com o Jubileu da Esperança, que acontece em 2025, como explica o pároco-retor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Padre Amarildo Luciano.
No dia 12, as festividades terão início às 5h30 com uma carreata festiva, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida percorrerá as ruas do Centro e do bairro Aparecida, acompanhada pela bênção dos veículos. Em seguida, às 6h, ocorrerá a missa de bênção das chaves. Às 7h, os devotos poderão participar de um café partilhado em homenagem à Santa.
Às 8h, será realizada a Celebração Solene de Aparecida, seguida pela Missa com as Crianças às 10h e a Missa com as Juventudes ao meio-dia. À tarde, a programação prossegue com o Terço Mariano e, às 15h, a Missa Solene e Bênção da Saúde. Às 16h, haverá uma animação especial para a Missa Campal.
Diferente dos anos anteriores, a Missa Campal, presidida pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom Hudson Ribeiro, acontecerá mais cedo, às 17h, na rua Coronel Salgado, que será interditada para a montagem do palco. A festividade se encerrará com a tradicional procissão de Nossa Senhora Aparecida, que percorrerá as ruas do bairro Aparecida e do Centro de Manaus, às 18h.
Você acompanha a programação ao vivo pela Rádio Rio Mar 103,5 FM.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar