Procon-AM divulga ranking de empresas que lideram o número de reclamações

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) divulgou a lista das 10 empresas que mais receberam reclamações administrativas entre janeiro e agosto de 2024.

No total, foram registradas 3.818 reclamações durante este período. As concessionárias de água e energia, juntamente com uma instituição bancária, somam 2.325 queixas.

A concessionária Amazonas Energia lidera o ranking com 939 reclamações, seguida pela Águas de Manaus, que registrou 903, refletindo um aumento de 17% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 795 queixas. O Banco Bradesco ocupa o terceiro lugar com 483 reclamações.

Para que uma reclamação seja considerada válida no Procon-AM, é necessário reunir a documentação adequada. Isso inclui notas fiscais, um documento de identificação com foto, e o comprovante de residência. Além disso, recomenda-se que o consumidor tente resolver o problema diretamente com a empresa antes de formalizar a reclamação no Procon.

Confira abaixo o ranking:

  1. Concessionária Amazonas Energia – 939
  2. Concessionária Águas de Manaus – 903
  3. Banco Bradesco – 483
  4. Banco Itaú – 254
  5. Operadora de telefonia Claro – 254
  6. Operadora de telefonia OI – 249
  7. Operadora de telefonia Vivo – 212
  8. Carrefour – 188
  9. Instituição Financeira BMG – 186
  10. Banco Pan – 150

Como realizar uma reclamação no Procon-AM

A população pode formalizar suas reclamações na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, n.º 1500, Aleixo, das 8h às 14h, pelos telefones 0800 092 1512 ou 33215 4009, e também através do e-mail atendimentoprocon@procon.am.gov.br.

É importante que o consumidor esteja munido de documentação como comprovante ou declaração de residência, documento de identificação com foto (RG ou CNH), e cópia do comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo ou contrato).

Fonte: Procon-AM

Fotos: Divulgação