O Estado acompanhou boa parte das Unidades da Federação com resultados negativos.
Em agosto deste ano, a Produção Industrial do Amazonas registrou queda de 0,7% em relação ao mês anterior. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, agosto teve alta de 1,1% na produção. No acumulado do ano, o avanço foi de 2,9%, e de 0,2% no acumulado dos últimos 12 meses. Os dados são Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Força Tarefa segue nas buscas por dois desaparecidos durante desmoronamento de porto
- Seguro Defeso, no valor de R$ 2.824, é liberado pelo Governo Federal
Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que o Estado acompanhou boa parte das Unidades da Federação que tiveram resultados negativos na Produção Industrial.
Comparadas ao mesmo período do ano passado, as atividades industriais com melhor desempenho no Amazonas foram a de fabricação de máquinas e equipamentos, com resultado positivo influenciado pela fabricação de aparelhos de ar-condicionado; em seguida a fabricação de produtos diversos, que teve alta de 27,3%, influenciada pela fabricação de lentes para óculos e artefatos de joalheria.
Ainda segundo Luan Rezende, o acumulado dos últimos 12 meses também registrou desaceleração, porém a média móvel trimestral cria expectativas positivas para as próximas avaliações.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar