Conforme balanço da operação, divulgado nessa segunda-feira (07/10), um total de 5.178 produtos infantis, entre brinquedos, carrinhos para bebê, berço e bicicleta infantil, foram verificados por agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) em 32 estabelecimentos localizados nas zonas norte, leste e centro da capital amazonense.
Em três estabelecimentos, localizados no centro de Manaus, foram apreendidos mais de 2 mil brinquedos sem o número de registro junto ao Inmetro. Para o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, a retirada de produtos irregulares do mercado garante ao consumidor amazonense que somente itens seguros e com qualidade sejam comercializados.
- MPAM registra 44 denúncias no primeiro turno das eleições, a maioria por compra de votos
- Eleições 2024: Cinquenta cidades vão ter segundo turno na disputa pelas prefeituras
Os representantes dos três estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades terão prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. A multa pode variar de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.
Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, no telefone 0800 092 2020, segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar