A vibração dos saxofones e o som eletrizante das guitarras vão fazer o público dançar nesta quinta-feira (03), para comemorar o Dia Estadual do Beiradão, no Largo de São Sebastião.
A data, instituída por lei em março deste ano, será pela primeira vez celebrada em grande estilo, com apresentações musicais dedicadas ao ritmo eternizado por nomes como Teixeira de Manaus, Chico Caju, Oseas, Magalhães, entre outros.
O espetáculo tem entrada gratuita e inicia às 18h30. As participações incluem Roberto Rios, Hadail Mesquita, Márcia Novo, Lico Magalhães, Rafael Ângelo, Valério do Sax, Marcos Moreno, Ivan da Guitarra, Billy Marcelo e Chicão do Sax.
O Dia Estadual do Beiradão é celebrado em 3 de outubro, em referência à data de aniversário de Chico Caju, um dos mestres deste movimento musical.
O ritmo do Beiradão
Surgido em meados dos anos 1970, a partir de grupos musicais que viajavam de barco para fazer apresentações nas festividades religiosas das igrejas à beira dos rios, nas comunidades ribeirinhas, o ritmo do Beiradão estourou na década de 1980. Consolidou-se como uma das maiores expressões musicais do Amazonas.
Antes sinônimo das festas, o nome “Beiradão” passou a identificar o ritmo em si, isto é, toda a produção musical em torno do som acelerado conduzido pelas guitarras e pelos saxofones, e sob influência da lambada e de outras vertentes latinas como a salsa, o merengue, o calypso, a cúmbia e o zouk – até ganhar projeção nacional com o saxofonista “Teixeira de Manaus”, falecido em janeiro deste ano.
Fonte: Secretaria de Cultura
Fotos: Divulgação