O Sistema de monitoramento por câmeras inteligentes, conhecido como Paredão, é considerado como um dos fatores para a queda nos índices.
De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 130 homicídios na zona norte de Manaus, uma redução de 15%, quando comparado às 191 mortes registradas no mesmo período do ano passado. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública – Ciesp, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP/AM.
- Lutador de MMA é preso por matar namorado da ex-companheira, em Manaus
- Polícia Federal apreende malote de dinheiro durante operação contra crimes eleitorais no Amazonas
Ainda de acordo com o Ciesp, o número de homicídios teve queda em todas as zonas da capital amazonense e no Estado, este, com 17% de redução no mesmo período. O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Vinícius Almeida, explica que o sistema de monitoramento por câmeras inteligentes, conhecido como Paredão, contribui para a redução dos índices.
A tecnologia conhecida como Paredão, trabalha com monitoramento em tempo real, por meio de câmeras espalhadas pela cidade, em um sistema de identificação de placas e localização de veículos. Ainda segundo dados da SSP/AM, 253 pessoas suspeitas de envolvimento em homicídios foram presas entre janeiro e agosto deste ano.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar