Eleições 2024: TRE-AM disponibiliza cartilha para ajudar eleitores a identificar deepfakes

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) disponibiliza uma cartilha com orientações para que eleitoras e eleitores identifiquem deepfakes. O material tem o objetivo de fornecer elementos para que a cidadã ou o cidadão possa identificar vídeos, áudios e imagens manipulados digitalmente por meio de inteligência artificial (IA).

A cartilha foi elaborada por Luiziana Teles, juíza auxiliar da Corregedoria do TRE-AM e titular da 20ª Zona Eleitoral de Benjamin Constant. No documento, ela explica que deepfakes são produtos do mau uso da tecnologia, geralmente utilizados para distorcer a realidade, especialmente contra figuras públicas.

O documento alerta para o fato de as deepfakes terem o poder de interferir na intenção de voto ao distorcer informações e abalar a confiança das eleitoras e dos eleitores, prejudicando candidatas e candidatos vítimas desse tipo de desinformação. Com isso, a juíza se alinha às campanhas do TSE contra a mentira e adverte sobre a importância da conscientização e da disseminação de informações de qualidade, mostrando que são essenciais para proteger o processo democrático.

A iniciativa tem o apoio do corregedor regional eleitoral do Amazonas, desembargador Airton Luis, que defende o uso da tecnologia para aprimorar serviços ao cidadão, mas condena sua utilização para desinformação e crimes cibernéticos.

Fonte: TRE-AM

Fotos: Divulgação