Nessa segunda-feira (23), um homem foi preso em flagrante por policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental, após ser identificado como o responsável por um incêndio de grandes proporções, em um residencial, localizado no conjunto Jardim Sakura 2, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Aleixo.
De acordo o oficial de dia do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), tenente Adiel Araújo, a equipe policial ambiental recebeu várias denúncias, pela linha-direta, que informava sobre o incêndio de grandes proporções, que teria sido iniciado por um morador de uma chácara, próxima ao residencial.
Nos deslocamos até o local e fomos recebidos pela irmã do suspeito, quando ela o chamou. Perguntamos se havia sido ele que havia ateado o fogo e ele confirmou dizendo que o intuito dele era combater um enxame de cabas (insetos), que tinha ali no seu terreno. Então dada as proporções do incêndio, falei que ele havia cometido um crime ambiental e foi dada voz de prisão e apresentado à Delegacia do Meio Ambiente, onde ele foi flagranteado.
A delegada Juliana Viga, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), informou que o homem foi encaminhado à unidade policial, sob suspeita de provocar um incêndio que resultou em poluição atmosférica e do solo. Testemunhas relataram que ele estava utilizando um equipamento para borrifar um produto, que intensificava o fogo.
Diante das evidências, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de incêndio em vegetação, que pode resultar em pena de dois a quatro anos de reclusão, e por poluição atmosférica e do solo, com pena variando de um a quatro anos. Além dele, outros dois homens presentes no local também foram identificados e notificados a prestarem esclarecimentos na delegacia”, explicou a autoridade policial.
Fonte: Polícia Militar
Fotos: Divulgação