A exploração sexual e o tráfico de pessoas são crimes que afetam silenciosamente as populações mais vulneráveis, especialmente mulheres e crianças. Ao longo desta semana, o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), em parceria com a Petrobras, promoverá uma série de atividades estratégicas contra esse tipo de crime. Segundo Izys Maria, educadora social do IACAS, a programação inicia nesta segunda-feira (23), no Porto da Ceasa, com atividades de sensibilização como a distribuição de ventarolas e panfletos informativos.
- Em Borba, sete homens são presos por crimes relacionados ao tráfico de drogas e contra o patrimônio
- Cobrança irregular de ingresso para PcD é identificada em brinquedos de centro comercial
As ações são realizadas dentro do projeto Mobilizar e Agir em Manaus, Coari e Carauari. O objetivo é alertar a população sobre os perigos da exploração sexual e do tráfico humano, incentivando a denúncia desses crimes. Como parte da programação, nesta segunda-feira (23), será lançado uma cartilha produzida pelo projeto, resultado do trabalho das educadoras sociais em oficinas socioeducativas.
A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições como a Rede Ecpat Brasil, o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas (FEDCA-AM), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-AM), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA), a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, a Rede Um Grito pela Vida e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC).
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar