Bispos do Regional Norte1 instituem Ministério de Catequista durante Assembleia

Nessa quarta-feira (18), durante a Assembleia do Regional Norte1, com o tema “Igreja Sinodal que caminha na Esperança”, foi realizada a celebração para instituir catequistas no ministério, seguindo a Carta Apostólica que o Papa Francisco assinou em 2021, como forma de Motu Próprio “Antiquum Ministerium”, que instituiu o Ministério de Catequista.

Na celebração, presidida pelo arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte1, cardeal Leonardo Steiner, ele lembrou que em 2012, no Sínodo para a Nova Evangelização, a Igreja do Brasil pediu a instituição do ministério de catequista, algo que foi lembrado ao Papa Francisco posteriormente em diversos momentos pela Presidência da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB).

É tão extraordinário nós vermos e percebermos como nossa Igreja está na mão dos catequistas, é tão extraordinário ver que onde tem bons catequistas, boas catequistas, que as nossas comunidades são vivas, porque o catequista é para a comunidade, a catequista é para a comunidade, é da comunidade que nascem os catequistas.

O presidente do Regional Norte1 também disse que “talvez nós, no Brasil, não demos a importância devida a esse ministério”, afirmando que “com a instituição do ministério, talvez nós consigamos retomar a importância do catequista, da catequista, na vida das nossas comunidades”.

Aos que receberam o ministério de catequista, ele pediu “que possam nos ajudar nesse caminho”, ressaltando que “a Igreja vive desses ministérios, porque desses ministérios todos nós participamos”, dizendo que “o primeiro catequista da diocese deve ser o bispo”.

Cada bispo instituiu no ministério de catequista a catequistas das igrejas locais que fazem parte do Regional Norte1.

Fonte: CNBB – Regional Norte1

Fotos: Divulgação