DPE-AM abre procedimento para investigar condições precárias em hospital de Iranduba

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) instaurou um Procedimento Preparatório Coletivo (PPC) para apurar denúncias de pacientes sobre as condições precárias do Hospital Regional Hilda Freire, em Iranduba. A medida foi tomada após visita técnica constatar irregularidades no local.

A denúncia chegou até a DPE-AM por meio de um vídeo em que uma mulher, vítima de acidente automobilístico, aguardava em uma maca para fazer um exame e a pessoa que filmava dizia que o hospital estava em péssimas condições.

Durante a visita, conversamos com pacientes e familiares, os quais nos relataram diversos problemas no hospital, desde a demora no socorro até falta de limpeza e a falta de disponibilização de lençóis para as camas e leitos hospitalares. Alguns familiares disseram que têm que levar cobertor e lençol, pois o hospital não os fornece, disse o defensor Danilo Garcia.

Conforme relatos dos pacientes, há dias os médicos não compareciam na sala de internação para falar com os munícipes. Um deles aguardava para ser transferido para Manaus, onde seria realizada uma cirurgia, pois o hospital não tinha condições para realizá-la.

Durante a visita, foi constatada a existência de aparelho de raio-x de última geração, adquirido no ano de 2023 com emenda parlamentar, mas que sequer foi retirado da caixa, tendo a Secretária de Saúde afirmado que a rede elétrica do prédio não comportaria a instalação do referido equipamento.

Ainda de acordo com o defensor, a equipe identificou inúmeros problemas no local, como uma usina de oxigênio desativada, por falta de manutenção, e uma autoclave (aparelho utilizado para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares) quebrada desde julho, o que impede os médicos cirurgiões de realizar as cirurgias de média complexidade.

Além do PPC, a Defensoria avalia fazer recomendações à Prefeitura de Iranduba e ao Estado do Amazonas para que seja realizada uma reforma estrutural do prédio, melhorias no atendimento à população, assim como protocolo técnico para evitar que aparelhos fiquem à espera prolongada por reparos.

Fonte: DPE-AM

Fotos: Divulgação