Inicia operação “Estiagem 2024” com envio de ajuda humanitária para mais de 7 mil famílias

A Prefeitura de Manaus iniciou, nessa segunda-feira (16), a primeira etapa da operação “Estiagem 2024” com o envio de ajuda humanitária para quase 7.800 famílias afetadas pela seca do rio Negro.

Serão atendidas 43 comunidades, com 100 toneladas de alimentos, 110 mil litros de água potável, 5.500 kits de higiene pessoal e 50 kits de tratamento de água, com bombas, caixas d’água, mangueiras de 100 metros e filtros, para a garantia de água potável, uma iniciativa inédita na operação deste ano.

A primeira etapa da operação vai assegurar o abastecimento das comunidades por dois meses, com a entrega, inclusive, de duas cestas básicas. Serão atendidas 43 comunidades do rio Negro, contemplando famílias dos rios Apuaú, Mipindiau, Aruaú, Cuieiras e Tarumã-Mirim.

Além de ajuda humanitária, a operação deste ano conta com o envio de caixas d’água e mangueiras para auxiliar os produtores rurais. A grande novidade, nessa operação, é o envio de filtros de água, que têm capacidade de garantir 10 mil litros de água potável por dia, com capacidade de eliminar 99% das impurezas.

Na próxima semana, uma segunda etapa da operação “Estiagem 2024” será iniciada com a ajuda humanitária às famílias do rio Amazonas.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Foto: Divulgação