O evento é realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Norte 1 segue até esta quinta-feira 19/09.
Com o tema “Igreja Sinodal que caminha na esperança”, a Assembleia do Regional Norte 1 iniciou na tarde de ontem na Maromba de Manaus, localizada na zona Centro-Sul da cidade. O evento debate a ministerialidade na Igreja Católica da Amazônia. A abertura iniciou com uma celebração presidida pelo Cardeal da Amazônia e arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner.
- Na Marina do Davi, barqueiros e moradores de comunidades sofrem com os impactos da estiagem
- Estiagem afeta 461.477 mil pessoas no Amazonas, segundo dados divulgados nesse domingo
Dom Zenildo Luiz Pereira, da Diocese do município de Borba, explica como a ministerialidade é importante no processo de evangelização.
A diocese de São Gabriel da Cachoeira é considerada a mais indígena e distante da Amazônia. Representando a localidade, Dom Edson Damian, bispo emérito do município, destaca o papel do catequista na evangelização dessas populações longínquas.
É o caso do Paulo Sérgio Martins, catequista da Paróquia São Joaquim, do município de Alvarães, e líder indígena da etnia Miranha, que atua na evangelização e na defesa dos direitos do seu povo.
Durante a Assembleia também será debatida a importância da figura feminina como liderança religiosa, ressalta, ainda, Dom Edson Damian.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar