Estiagem severa: Comunidades isoladas do Alto Solimões recebem ajuda humanitária

O nível dos rios continua isolando comunidades no Amazonas. Alimentação e água para o consumo diário e dos afazeres domésticos são motivos de preocupação por parte das pessoas que moram nos lugares afetados pela estiagem severa.

A região do Alto Solimões é uma das mais afetadas pela seca. Para amenizar os impactos causados por este fenômeno da natureza, municípios dessa região receberam ajuda humanitária neste fim de semana. Mais de 150 toneladas de alimentos foram entregues, além de Estações de Tratamento de Água Móvel. A ação faz parte da Operação Estiagem 2024, como destaca o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Ao todo, 7 mil cestas básicas foram entregues no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A ajuda humanitária será dividida para outros municípios da calha, como Benjamin Constant e Atalaia do Norte (a 1.121 e 1.138 quilômetros de Manaus, respectivamente).

Em Amaturá, Tonantins e Santo Antônio do Içá, 90 toneladas em ajuda humanitária já estão nos municípios. Em São Paulo de Olivença, 52 toneladas vão atender os afetados. Já em Benjamin Constant, na comunidade Novo Porto Lima, foram entregues 30 caixas d’água de 500 litros para armazenamento de água potável.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Alex Pazuello/Secom