O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 não apenas em Goiás e São Paulo, mas também nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
O levantamento destaca a manutenção do crescimento de casos de SRAG por rinovírus em muitos estados das regiões Nordeste e Centro-Sul, e especialmente no estado do Amapá, onde chama a atenção que a maioria dessas ocorrências graves por rinovírus estão concentradas principalmente entre crianças e adolescentes de até 14 anos de idade.
Segundo a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz, Tatiana Portella, devido à alta movimentação de pessoas entre o estado de São Paulo e outras regiões do país, o aumento de casos de SRAG por Covid-19 em São Paulo pode, nas próximas semanas, continuar impulsionando a disseminação e o crescimento dos casos do Sars-CoV-2 em outros estados.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 14,4% para influenza A; 3,2% para influenza B; 9% para vírus sincicial respiratório (VSR), 34,7% para rinovírus, e 32% para Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre os óbitos, a prevalência entre os casos positivos foi de 25,4% para influenza A, 4,1% para influenza B, 3,7% para VSR, 9,8% para rinovírus e 50,2% para Sars-CoV-2 (Covid-19).
Fonte: Fiocruz
Fotos: Divulgação