Nos âmbitos regional e nacional, o Estado manteve resultados positivos, com boas perspectivas de avanço.
O volume de vendas do setor de Serviços, no Amazonas, apresentou queda de 0,3%, em julho deste ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas ficaram positivas em 9,8%. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, os índices também ficaram positivos em 6,9% e 3,2%, respectivamente. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Custo Médio da Construção Civil no Amazonas aumenta e supera os índices regional e nacional
- Autor de vários estupros é preso novamente por violentar adolescente, em Manaus
Luan Rezende, Chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que o recuo nas vendas do mês de julho indica uma leve desaceleração no setor de serviços do Estado.
O acumulado do ano e a comparação interanual colocam o Amazonas em posições favoráveis gerando expectativas de avanço para as próximas avaliações.
Dentre os estados da região Norte, o Amazonas ficou na 3ª posição, atrás de Pará, que apresentou alta de 2,4% no Setor de Serviços, e o Acre, que teve 1,8% de crescimento. Todos os outros Estados da região registraram taxas negativas. Ainda segundo Rezende, o Amazonas se destacou positivamente no cenário regional.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar