O Amazonas enfrenta uma estiagem severa. 62 municípios estão em situação de emergência. De acordo com dados da Defesa Civil estadual 340.333 pessoas já foram afetadas por este fenômeno da natureza.
Para evitar que este cenário não afete a votação das Eleições 2024, a justiça eleitoral aposta em parcerias, uma delas é com o Ministério da Defesa, como explica o chefe do setor de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Leandro Filho.
De acordo com informações do painel de controle da estiagem do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, que verifica a acessibilidade destes locais para a chegada das urnas, até o momento, 19 localidades estão classificadas como “impeditivas”. Nestes casos será necessário a ajuda aérea.
Essas comunidades correspondem a 31 sessões eleitorais que resultam em um eleitorado de 5.312 cidadãos. As comunidades afetadas pertencem a municípios, como: Coari, Iranduba, Codájas, Itamarati, dentre outros.
Ao todo, serão instaladas 7938 sessões eleitorais no Amazonas, sendo 4.018 no interior, 3920 nas 13 zonas da capital. O eleitorado apto a votar para escolher vereadores, prefeito e vice-prefeito, é de 2.750.565 pessoas em todo o estado.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: