A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) lançou, nessa quinta-feira (29/08), uma campanha de combate à clandestinidade.
Com o slogan “Carne clandestina: saúde em risco”, nessa quinta-feira, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas lançou a campanha que busca alertar os amazonenses sobre os riscos do consumo de carne ilegal. O diretor-presidente da Adaf, José Omena, destaca que o foco principal da campanha é o risco do consumo de carne clandestina para a saúde humana, mas a ilegalidade afeta outros pontos.
“Não podemos esquecer que a clandestinidade tem impacto econômico e afeta diretamente o bem-estar dos animais, já que o abate não segue os mesmos protocolos adotados nos estabelecimentos certificados, causando desconforto e sofrimento para o animal”, pontuou.
- Trecho da avenida Governador José Lindoso será interditado para instalação de vigas de viaduto
- 30 Anos de Luta: Igreja Católica realiza o Grito dos excluídos com foco na Inclusão Social
A clandestinidade de produtos de origem animal, em especial a carne, está diretamente relacionada ao surgimento de quadros de intoxicação alimentar, verminoses e até zoonoses na população. Para garantir a saúde da sua família, o consumidor deve estar atento à procedência dos alimentos que compra e leva à mesa. No Amazonas, a Adaf é o órgão responsável por registrar agroindústrias de produtos cárneos e certificar a carne que chega ao mercado estadual. A campanha é realizada em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea).
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar