Na operação “Grandes Massas”, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) entre 1º e 15 de agosto, duas marcas de ração para cães e gatos foram reprovadas em Manaus, devido a irregularidades. Além de problemas em marcas de calcário e terra compostada.
Durante a operação, o Ipem-AM fiscalizou 16 estabelecimentos que vendem rações e suplementos minerais, coletando 268 amostras de 12 marcas de produtos. De acordo com Renato Marinho, diretor-presidente do Ipem-AM, as irregularidades encontradas incluíram erros formais nas embalagens, como falhas na grafia e simbologia obrigatórias. Além disso, uma amostra de milho para consumo animal foi reprovada por não possuir informações obrigatórias, como origem e peso, na embalagem.
- Polícia Militar apreende 60 quilos de drogas escondidas em mala
- Envolvido na morte de industriário é preso após tiroteio na zona Norte de Manaus
No laboratório do Ipem-AM, uma marca de calcário foi reprovada após os testes indicarem peso inferior ao declarado na embalagem. As fabricantes responsáveis pelos produtos reprovados foram notificadas e terão dez dias para apresentar suas defesas.
Balanço: Operação Grandes Massas
– 268 produtos coletados e verificados;
– 4 marcas reprovadas;
– 16 estabelecimentos visitados;
– 5 lojas notificadas;
– Produtos Fiscalizados: ração animal e suplementos minerais
– Produtos reprovados: ração para cães e gatos, calcário, terra compostada e milho;
– Principais irregularidades: apresentação ‘erro formal’, com irregularidades na grafia e simbologia obrigatórias na embalagem, de acordo com as normas do Inmetro; e peso divergente, para menos, do indicado na embalagem do produto.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar
Fotos: Jeane Glay/Ipem-AM