Nos próximos dias, Manaus será sede de um importante encontro que irá tratar os principais desafios e oportunidades da Igreja Católica na Amazônia Legal. A atividade que reúne cerca de 62 bispos, dentre eles dois cardeais, religiosos e leigos, deu início nesta segunda-feira, 19/08.
A luz do tema: “A Igreja que se fez carne, alarga sua tenda na Amazônia: Memória e Esperança”, o evento é organizado pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil).
O encontro iniciou com uma Celebração de Abertura nas dependências do Seminário Arquidiocesano São José. A ocasião contou com orações, cantos, aspersão e a participação dos integrantes que formaram um rio de muitas cores no chão, representando os rios que cortam a região Amazônica em que atuam.
Durante a mesa de abertura do evento, realizada no auditório da Maromba, o Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, destacou a importância da união dos bispos para enfrentar os desafios complexos que a Amazônia apresenta.
A abertura do encontro também foi marcada com a participação pública da imprensa e de agentes locais, que apresentaram um panorama da região, entre elas a Secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral, Kenarik Boujikian.
O encontro segue até dia 22/08 no Centro de Treinamento Maromba. Os próximos dias serão restritos apenas aos participantes com sessões sobre os processos em curso após o Sínodo para Amazônia, a retomada de algumas linhas prioritárias a partir do encontro realizado em Santarém em 2022 e apresentação de síntese.
Uma carta assinada pelos participantes será apresentada ao término do evento.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar