Celulares e TVs com sinal aberto são os principais instrumentos de informação dos amazonenses

95,4% das residências no Amazonas possuem aparelhos celulares e mais de 1 milhão de domicílios usam sinal aberto de televisão, aponta pesquisa do IBGE.

(Imagem: Agência Brasil)

(Imagem: Agência Brasil)

No Amazonas, 1,1 Milhão residências possuem televisão com sinal aberto, sendo 1 Milhão com aparelhos de LED, LCD ou Plasma. 63 Mil residências ainda possuem televisores de tubo e, 11 Mil, de ambos os tipos. Já os aparelhos Celulares, estão presentes em 95,4% dos lares amazonenses, sendo a forma preferida da população para acessar informações e conteúdos de entretenimento. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que o processo de transição para tecnologias mais avançadas, no Estado, ainda caminha de forma gradual, em relação a dispositivos como computadores.

O uso de antenas parabólicas, no Amazonas, ainda é forte, na contramão do uso de TV por assinatura.

O estudo também destaca o auto custo para se adquirir aparelhos celulares, que ainda são restritos para pessoas de determinadas faixas etárias.

O Estado também registrou um aumento de 2,2 pontos percentuais no número de residências que utilizam internet, alcançando 88,6% dos lares, em 2023. Desses, 77,2% possuem conexão de banda larga fixa e, 93,6%, banda larga móvel.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar