As queimadas geram preocupação pelos prejuízos ambientais, fumaça, qualidade do ar e saúde da população. Visando combater os focos no Amazonas, diversas ações estão acontecendo, como a operação Aceiro e operação Tamoiotatá.
Para garantir a ampliação das atividades o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a liberação de R$ 45 milhões em recursos para o combate às queimadas no Amazonas até outubro deste ano. O governado do Amazonas, Wilson Lima, esteve no Rio de Janeiro, e durante encontro com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, pediu celeridade para o envio desta verba.
De acordo com o Governo do Amazonas, o valor será utilizado na compra de carro Auto Bomba Tanque florestal, construção de três quartéis (no interior), carros-pipa e outros implementos voltados a pronta resposta.
Na última semana, o trabalho de combate às queimadas teve medidas reforçadas no sul do Amazonas. Entre as ações apresentadas está o aumento no valor das diárias para as equipes que estão em campo, o envio de mais 200 homens do Corpo de Bombeiros e a contratação imediata de 85 brigadistas pelo Governo do Estado.
De junho a agosto, o Corpo de Bombeiros combateu mais de 7,7 mil focos de incêndio no estado, com incidência maior no sul do Amazonas e Região Metropolitana.
Rádio Rio Mar
Foto: Diego Peres/Secom