O setor enfrenta instabilidade, mas demostra resiliência em algumas atividades que impulsionam índices positivos.
As vendas do Comércio Varejista do Amazonas registraram queda de 1,3% em junho deste ano, e ficou 0,7 ponto percentual menor que o resultado do mês de maio. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas no Comércio ficou positivo em 4,2%. No acumulado do ano, o avanço foi de 4,8%, e de 3,6% no acumulado dos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Vendas do Setor de Serviços crescem mais de 2% em junho deste ano, no Amazonas
- Custo Médio da Construção Civil no Amazonas se mantém estável, em julho deste ano, aponta IBGE
Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que, apesar da leve melhora no varejo ampliado, as vendas do setor no Estado enfrentam instabilidade.
No acumulado do ano, o Amazonas também evidenciou um desempenho ruim, e ficou em 20º lugar no ranking nacional, abaixo da média do país. Já no Varejo Ampliado, o Estado ficou em sexto lugar, com 8% de crescimento, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os melhores desempenhos ficaram com a Paraíba, que teve 12,5% de alta; o Rio Grande do Sul, com 11,5%; e Goiás, com 11,3%.
Ainda segundo Luan Rezende, em algumas atividades do setor, o Amazonas apresenta bons resultados, o que gera expectativas de avanço para as próximas avaliações.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar