Nesta quinta-feira, 15/08, membros do Comitê Técnico-Científico (CTC), tomaram posse da assessoria de enfrentamento de fenômenos climáticos extremos. A equipe contará com técnicos de 19 órgãos estaduais e o apoio de cientistas e especialistas de universidades e instituições de pesquisa estaduais e federais na elaboração de políticas públicas e estratégias de ação.
De acordo com o Governador Wilson Lima, o comitê será a ponte entre o Governo do Estado e a comunidade científica, facilitando a colaboração e o diálogo com outras instituições de pesquisa.
Este grupo é responsável pela coordenação de atividades de prevenção e resposta e é composto por 33 secretarias e órgãos estaduais de áreas como Defesa Civil, Segurança, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social.
Em 23 de julho deste ano, o governador Wilson Lima assinou um protocolo de intenções para o assessoramento no Comitê de Enfrentamento à Estiagem. O acordo inclui a colaboração de cientistas de órgãos governamentais, universidades e instituições de pesquisa, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Ocidental), Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar