Durante os seis primeiros meses deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), instaurou 476 procedimentos criminais relacionados a crimes contra idosos no Amazonas. Além disso, foram efetuadas 36 prisões, entre flagrantes e cumprimento de mandados.
Segundo a delegada Andrea Nascimento, de janeiro a junho deste ano, a delegacia recebeu mais de 1.200 ocorrências anônimas por meio dos canais de denúncia, como o Disque 100, dos Direitos Humanos, e o 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), sendo que boa parte das vítimas foram pais e avós dos agressores.
Entre os 476 procedimentos criminais estão a instauração de Inquéritos Policiais (IPs) e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Também foram solicitadas 74 Medidas Protetivas de Urgência à Justiça.
Nós atuamos em defesa das pessoas idosas e contamos com uma rede de apoio extensa que contribui com o nosso trabalho. Entre os crimes mais comuns que recebemos estão os de maus-tratos, abandono, violência financeira e negligência. Esses crimes estão frequentemente relacionados à violência doméstica e intrafamiliar, explicou a delegada.
A violência intrafamiliar também inclui outros membros do grupo, sem função parental, desde que convivam no espaço doméstico. Há também ocasiões em que os agressores aproveitam a vulnerabilidade e fragilidade das vítimas para obter vantagens pessoais.
Denúncias
Qualquer suspeita de violência contra idosos, é necessário denunciar imediatamente pelos canais Disque 100, dos Direitos Humanos, e 181, da SSP-AM.
O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado na unidade policial mais próxima, ou diretamente na DECCI, localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Também está disponível para registro de BO a Delegacia Virtual (Devir), acessível pelo endereço: http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Fonte: Polícia Civil
Fotos: Divulgação