Com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nessa quarta-feira (14), a rede estadual de ensino do Amazonas alcançou a nota de 5,9 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), superando a média do estado na mesma etapa de ensino, de 5,7 pontos. No total, o Estado apresentou crescimento em todas as etapas de ensino. Este é o primeiro resultado divulgado após a pandemia de Covid-19.
A nota de 5,7, nos Anos Iniciais, que é composta pelos índices alcançados pela educação privada e públicas estadual e municipal, representa a superação da meta estabelecida pelo MEC em 0,3 pontos. Considerando apenas o resultado da rede pública estadual, a nota foi de 5,9.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), o Amazonas alcançou a meta de 4,8 proposta pelo MEC e cresceu em relação a 2021, quando a nota foi de 4,7. No Ensino Médio, o estado registrou 3,8 pontos em 2023, crescendo 0,1 ponto, em comparação com a nota de 2021, de 3,7.
O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Os resultados de 2023 são os primeiros do período pós-pandemia de Covid-19 no país.
Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação