Grupo é preso por criar sites falsos para aplicar golpes do IPVA no Amazonas

Policiais da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos, com o apoio da Polícia Civil do Maranhão, deflagraram a Operação Apate para desarticular um grupo criminoso que criou sites falsos da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e do Departamento Estadual de Trânsito, visando fraudar o recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos contribuintes do Estado.

Grupo é preso por criar sites falsos para aplicar golpes do IPVA no Amazonas.

De acordo com o delegado Paulo Benelli, titular da Especializada, os sites fraudulentos usavam dados reais da consulta pública de IPVA dos sites verdadeiros para apresentar informações precisas sobre as parcelas e ofereciam o recolhimento via Pix com 30% de desconto.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Imperatriz (MA) para apreender os instrumentos utilizados na criação dos sites falsos, e um dos investigados foi preso em flagrante. Na ocasião, foram apreendidos carros, aparelhos celulares, notebooks, tablets, cartões bancários, munições e outros itens.

A quantidade exata de vítimas ainda não foi identificada. O Diretor Presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, ressalta que o pagamento desse imposto deve ser realizado por meio de boleto bancário emitido diretamente nos sites oficiais da Sefaz-AM e do Detran-AM.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar