Com o avanço da idade, muitos enfrentam o desafio da presbiopia, comumente conhecida como “visão cansada”. Essa condição, que se manifesta com a dificuldade em focar em objetos próximos, pode impactar a qualidade de vida. Especialistas têm chamado a atenção para a importância dos cuidados adequados no tratamento da presbiopia.
A presbiopia é uma mudança natural na visão que ocorre geralmente a partir dos 40 anos, devido ao enrijecimento do cristalino do olho e à diminuição da capacidade do músculo ciliar em ajustar o foco. A dificuldade em ler letras pequenas ou em realizar tarefas detalhadas é um dos principais sintomas, relata o paciente Alan Ribeiro.
Embora essa condição seja comum e afete a maioria das pessoas à medida que envelhecem, o tratamento adequado é crucial para garantir uma visão clara e confortável, como explica a oftalmologista, Dra. Leila Gouvea.
Apesar de afetar milhões de brasileiros, a presbiopia não tem relação com o uso de telas e nem é uma doença, é uma alteração fisiológica natural, que não tem como ser prevenida e que já atinge cerca de 18% da população brasileira.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar