A Ecologia Integral é um conceito de preservação ambiental, engloba a relação entre o ambiente, à sociedade e a economia. De acordo com a *Laudato Si’*, a ecologia integral reflete a interdependência dos seres humanos e do meio ambiente.
É um chamado para uma mudança de mentalidade, onde a degradação ambiental não é vista isoladamente, mas como um reflexo de injustiças sociais e desequilíbrios econômicos, como explica o Coordenador da Comissão de Ecologia Integral da Arquidiocese, Frei Paulo Xavier.
De acordo com o frade Capuchinho, as atividades integram a programação festiva do jubileu de São Francisco, com a celebração dos 800 anos do Cântico das Criaturas, entre outras festividades incluídas na celebração.
Pela 9° vez a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresenta um tema ligado à Casa Comum. O termo “ecologia integral” abrange não apenas a preservação ambiental, mas também aspectos, sociais, culturais e pessoais, defendendo uma abordagem holística para a sustentabilidade e o bem-estar humano.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar