De acordo com o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua da Universidade Federal de Minas Gerais (ObPopRua/UFMG), o Brasil possui 261 mil pessoas em situação de rua. Em 2013, eram 22.922. Este número aumentou em mais de 10 vezes. Problemas familiares e desemprego são apenas alguns motivos apontados por este grupo. O coordenador do Observatório, André Luiz Freitas Dias, indica outros fatores.
Para atender a população no estado, tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) um projeto voltado ao “Programa de Atenção às Saúde Sexual e Reprodutiva de Mulheres em Situação de Rua no Amazonas”. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Thiago Abrahim.
O objetivo é garantir o acesso de todas as mulheres à saúde íntima e a produtos de higiene básica. Caso o projeto seja aprovado pela Casa Legislativa, o público feminino deverá ter direito a dignidade menstrual com fornecimento de absorventes higiênicos e outros produtos de higiene, facilitação para o acesso anual de consultas ginecológicas, realização de exames como o papanicolau e mamografia para maiores de 40 anos, além da vacinação HPV.
Os exames ajudam no diagnóstico de doenças como o câncer. Eles são importantes, já que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima para 2024, 610 casos no colo do útero e 500 de mana, somente no Amazonas.
Rádio Rio Mar
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil