O mês de agosto na Igreja Católica é dedicado às vocações. É momento de celebrar os diferentes chamados que contribuem para a vida e a missão. A comunidade é chamada a apoiar os vocacionados através de orações, encorajamento e ações práticas.
A palavra “vocação” deriva do latim vocatio, que significa “chamado”. Na Igreja Católica, a vocação é entendida como o chamado pessoal de Deus para cada indivíduo, convidando-o a seguir um caminho específico para servir ao próximo e glorificar a Deus, destaca a Coordenadora da Pastoral Vocacional Arquidiocesana, Neila Picanço.
Em 2024, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada da CNBB, principal articuladora do mês, convida a refletir a temática “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe”.
As principais vocações na Igreja Católica incluem o sacerdócio, a vida religiosa, e o matrimônio, cada uma com seu próprio papel e importância.
Neste domingo, 04/08, acontece a abertura do mês vocacional na Catedral Nossa Senhora da Conceição, às 07h30 com a Santa Missa.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar